Os professores têm uma capacidade única de causar impressões duradouras em seus alunos, mas para Go Ha Neul (Seo Hyun Jin), essa impressão moldaria o curso de sua vida inteira. Depois que uma de suas viagens escolares terminou em um acidente quase fatal, Go Ha Neul vive o resto de sua vida em gratidão pelo professor que arriscou a vida para salvar a dela. Agora, como professora, Ha Neul espera fazer tanta diferença na vida de seus alunos quanto seu professor uma vez fez por ela. Mas o sonho dela é difícil de alcançar, pois a vida de uma professora não é nada fácil. Ainda assim, Ha Neul se recusa a desistir dos seus sonhos.
Aceitando um cargo de professora temporária em uma escola particular, Ha Neul está determinada a fazer o possível para ajudar seus alunos a enfrentarem os vários testes presentes no ambiente altamente competitivo das escolas particulares. Conforme se dedica a ajudar seus alunos a crescer, Ha Neul começa a se desenvolver, graças, em parte, à orientação de Park Sung Soon (Ra Mi Ran), diretor do departamento de aconselhamento de carreira da escola, e Do Yeon Woo (Ha Jun), uma professora de coreano com uma paixão inabalável pelo ensino.
Tendo Sung Soon como seu mentor e Yeon Woo como sua guia, Ha Neul encontra forças para superar os desafios do ensino no sistema educacional devastador dos dias de hoje, crescendo tanto como pessoa quanto como professora, enquanto se dedica a ajudar seus alunos a tornarem os seus próprios sonhos realidade.
Uma história de dedicação e sonhos, "Cachorro preto" é um drama de 2019 dirigido por Hwang Joon Hyeok.