Shinichi Chiaki (Hiroshi Tamaki) e Megumi “Nodame” Noda (Juri Ueno) se conheceram na universidade. Chiaki era um músico arrogante e condescendente — mas genial — com sonhos secretos de se tornar um dos principais maestros de música clássica do mundo. Nodame, por sua vez, era uma pianista desmiolada, com pouca consideração pela teoria musical. Com o tempo, a dupla acabou encontrando o amor, apesar das muitas diferenças. Agora, anos depois, Chiaki está à beira do seu sonho. Depois de vencer um concurso musical de grande prestígio, é nomeado maestro de uma orquestra francesa — com uma grande apresentação por vir. Mas quando ele chega para conferir a condição da orquestra, fica chocado ao encontrar todo o conjunto bagunçado. Nodame, que teme que o novo projeto de Chiaki o afaste dela, jura ajudá-lo. A primeira apresentação da orquestra é desastrosa, e agora Chiaki e Nodame precisam encontrar uma forma de mudar seu destino. Será que eles terão sucesso ou o grande momento de Chiaki terminará em decepção? Esse filme foi baseado em uma série de mangá de sucesso de 2001 chamada “Nodame Cantabile”, que também gerou uma popular série live-action de mesmo nome em 2006. É o precursor de “Nodame Cantabile: O Filme, Parte 2”, de 2010. “Nodame Cantabile: A Pontuação Final, Parte I” é um filme japonês de 2009 dirigido por Hideki Takeuchi.