Estudando para se tornar técnico de som em uma escola de cinema de Pequim, Kun (Zhou You) escolheu uma vida muito diferente da de seu pai, policial, e sua mãe, professora. Kun, um jovem irresponsável e volátil sem nenhuma ambição real, só se importa de verdade com uma coisa na vida: seu Jeep antiquíssimo e acabado, que ele comprou depois de falhar miseravelmente em sua prova prática.
Com o sonho de pegar as estradas abertas da Mongólia Interior, Kun junta forças com seu amigo microfonista sossegado, Tong (Tong Lin Kai), para ajudar o pretensioso estudante de direção Ming (Wang Xiao Mu) com o filme de sua tese. Como o filme de Ming gira em torno de uma jovem pastora da Mongólia que procura seu marido errante em um parque de diversões de Pequim, a equipe parte em direção aos exuberantes campos da Mongólia para fazer filmagens curtas e gravar som ambiente do campo para o filme, mas a estrada que pegam para chegar lá está cheia de reviravoltas inesperadas.
Inspirado em suas experiências de vida, "Avançando contra o vento" é um filme chinês independente semiautobiográfico de 2021 dirigido por Wei Shu Jun.