Passaram-se dezessete anos desde que Li Wei Jie (Yang Xiao) decidiu sair de sua terra natal para construir uma nova vida para ele e sua jovem família na Tailândia. A mudança não foi fácil, nem a adaptação a todo um novo estilo de vida, mas Wei Jie e sua esposa, Ayu (Tan Zhuo), nunca desistiram, e, de seu trabalho, vieram grandes recompensas. Agora dono de seu próprio negócio e de sua própria casa espaçosa e pai de duas adoráveis filhas, Wei Jie se estabeleceu confortavelmente em sua vida e não quer nada mais do que se deleitar com as fofocas locais, um ocasional combate de Muay Tai e seu passatempo favorito de todos os tempos: assistir a filmes.
Por mais satisfeito que Wei Jie esteja com sua vida, as coisas não estão tão fáceis para a sua família. Intimidada por suas colegas e completamente incapaz de estabelecer uma ligação com o pai, Ping Ping (Audrey Hui), a filha mais velha de Wei Jie, está absolutamente infeliz. Lamentavelmente, as coisas pioram ainda mais para ela quando um pirralho mimado chamado Suchat (Bian Tian Yang) a chantageia em troca de sexo. Sem saber mais o que fazer, Ping Ping concorda em se encontrar com ele em segredo, mas Ayu suspeita que ela esteja escondendo algo e decide resolver o assunto por conta própria. Incapaz de permitir que alguém machuque sua preciosa filha impunemente, Ayu confronta Suchat em seu lugar, mas suas boas intenções dão errado quando, por acidente, ela e Ping Ping se tornam assassinas.
Sem saber mais o que fazer, mãe e filha pedem ajuda a Wei Jie. Na esperança de proteger sua família da retaliação imediata da lei, ele usa seu vasto conhecimento de filmes de detetive para medir sua inteligência com a de Lawan (Chen Chong), a vingativa comandante da polícia que por acaso é a mãe de Suchat. Será que um pai desesperado conseguirá realmente salvar sua família de um sistema penal no qual não confia usando nada mais do que sua inteligência e uma fonte interminável de referências de filmes antigos?
Inspirado pelo longa indiano de 2015 “A Chantagem”, “Ovelhas sem Pastor” é um filme de suspense de 2019 dirigido por Sam Quah.