Mal. Mo. E – The Secret Mission
O ano é 1940, e a Península da Coreia ainda está sob o domínio colonial do Japão Imperial. Os japoneses estão à beira do que em breve será sua ruína – seu envolvimento na Segunda Guerra Mundial. Mas, mesmo com a nação se preparando para a guerra, o governo colonial está se esforçando ao máximo na colônia para acabar com a língua coreana. Seu objetivo é promover a língua e a cultura japonesas a todo custo. Nesse cenário, um grupo de pessoas forma uma aliança improvável. Sua intenção é produzir um dicionário da língua coreana – um ato de resistência e patriotismo que pode muito bem levá-los a ter sérios problemas com o governo colonial. Esse grupo é liderado por um jovem acadêmico chamado Ryu Jeong Hwan (Yoon Kye Sang) e Kim Pan Su (Yoo Hae Jin), um pequeno ladrão de meia-idade e analfabeto. Juntamente com o restante do grupo, a dupla tenta fazer o impensável – concluir e publicar um livro de referência essencial que pode ajudar a restaurar o orgulho nacional em uma língua cuja existência está sendo ameaçada. Esse filme foi parcialmente baseado em uma história real. “Mal-Mo-E: The Secret Mission” é um filme sul-coreano de 2019 dirigido por Eom Yu Na.